Sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2008
Entrevista a Gonçalves Sapinho - 2ª Parte

Gonçalves SapinhoTal como prometido, deixamos agora as conclusões da segunda parte da entrevista ao presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Gonçalves Sapinho.

 

Começámos por informá-lo das conclusões dos questionários efectuados à população. Referimos os pontos fortes de S. Martinho do Porto (sossego e beleza natural) e os pontos fracos (falta de atracções e de animação). De seguida apresentámos as sugestões da população para o melhoramento da vila: despoluição da baía, melhoramento da escola e construção de um hipermercado, de discotecas e bares, de piscinas municipais e de um anfiteatro e da criação de uma associação recreativa.

  • A despoluição da baía, como já referido no post anterior, já está em progresso.
  • O melhoramento da escola é uma responsabilidade do Estado embora a Câmara possa colaborar.
  • Também já foi referido que o hipermercado vai ser construído à entrada da vila.
  • Acerca das discotecas, disse-nos concordar com a eventual abertura de uma na zona, desde que fossem cumpridas as regras e que esta se encontrasse relativamente distanciada das habitações, de forma a não perturbar o sossego local. Contudo, salientou que este tipo de investimentos tem de partir de empresas particulares.
  • Sobre as piscinas municipais, referiu-nos que a Câmara aprova e concorda com a necessidade desse espaço em S. Martinho. No entanto, devido à existência de inúmeras piscinas curtas (de 25 metros) nas redondezas (Caldas da Rainha, Nazaré, Alcobaça, Benedita, etc.) a construir seria uma piscina olímpica (de 50 metros). O problema é que um projecto destas dimensões, para além de exigir terrenos alargados com condições parta o efeito, implica também um elevado investimento, para o qual a vila ainda não está preparada devido à pouca população residente. Além disso, era necessário haver alguém com vontade de investir num projecto destes, e gente qualificada para o levar em frente. Sublinhou que se tem que ir respondendo às necessidades adequadas aos tempos.
  • Quanto ao anfiteatro, disse-nos que a dificuldade estava na dimensão: não poderia ser muito grande pois haveriam alturas em que estaria praticamente vazio, havendo assim um grande desperdício de lugares, mas também não poderia ser muito pequeno porque os lugares poderiam não chegar para eventos de maior envergadura, e sendo S. Martinho um local muito agitado no Verão e muito sossegado no Inverno, encontrar esse equilíbrio seria extremamente difícil.
  • Relativamente à associação recreativa, o Sr. Gonçalves Sapinho mencionou que deve ser uma iniciativa da população e não da Câmara Municipal.

 

Falámos-lhe também sobre o nosso projecto de juntar uma piscina e um anfiteatro num só edifício. Quanto a este assunto, para além das objecções já referidas para a construção tanto das piscinas como do anfiteatro, levantou mais uma: a dificuldade de conseguir encontrar alguém interessado em investir em ambos os projectos.

 

Finalmente questionámo-lo quanto a uma possível restauração e reabertura do Hotel Parque, como forma de atrair turismo de qualidade. Respondeu-nos que gostava de o ver reconstruído. No entanto, o edifício é particular e, portanto, qualquer investimento na sua restauração tem que partir do seu proprietário e há que ter em consideração se o investimento será ou não rentável. De qualquer das formas, garantiu-nos que a Câmara Municipal não autorizará qualquer eventual proposta para a sua demolição.

 

Para concluir, o Sr. Gonçalves Sapinho acedeu em contribuir para a divulgação do nosso projecto.



Publicado por smp_azul às 23:21
Link do post | Adicionar aos favoritos

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Mais sobre nós
Procurar em SMP
 
Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Miradouro

Centro de Estágios

Cartaz Informativo

Centro de Ténis

Hotel Parque

Mini-Campo Desportivo

Um novo projecto

Programa da Festa das Cid...

Vamos à festa!

Reunião com a Dra. Alcina...

Semana da Ciência

Arquivos

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds